ULE realiza II Simpósio de Autismo em parceria com o SESC PR

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo temos o prazer de divulgar a realização do II Simpósio de Autismo do SESC Paraná e ULE. O evento que, chega a sua segunda edição, acontece na próxima terça-feira (09/04), a partir das 9h, no Teatro SESC da Esquina, na Rua Visconde do Rio Branco, 969, no Centro de Curitiba. A entrada é gratuita. Os participantes receberão certificados.
Diversos profissionais e especialistas renomados debaterão temas importantes, como: TEA em adultos, comunicação inclusiva, inclusão de crianças com TEA e PDI nas escolas, aspectos genéticos do TEA, método PULE e arte e educação.
Mais informações pelo WhatsApp: (41) 99574-1575.
Confira a programação do evento:
9h: Abertura Sesc Paraná e ULE
9h40: TEA em adultos – Palestrante: Mara C. R. Aguila
10h40: Intervalo
11h: Comunicação assertiva na inclusão – Palestrante: Liziane Pinho Bertolli Kriger
12h – 13h30: Almoço
13h30: PDI – Como adaptar e incluir a criança com TEA e a aplicação do PDI nas escolas – Palestrante: Nathalie Baril
14:30: Aspectos Genéticos do Transtorno do Espectro Autista – Palestrante: Dr. Salmo Raskin
15h45: Intervalo
16h: Método PULE de prática de esporte para crianças e jovens e a importância de esporte para esse público – Palestrante: Kleberton Nascimento
17h: Arte Educação – Palestrante: Raquel Stapassoli
Sobre o autismo

Hoje, dia 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, marca a importância, nessa data e no abril azul, do debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O respeito, a conscientização e a tolerância devem prevalecer para uma sociedade harmoniosa. Afinal, cada um enxerga e experimenta o mundo da sua forma. Diga não ao preconceito!

Segundo dados da pesquisa “Retratos do Autismo no Brasil em 2023”, realizada pela Genial Care, a estimativa é de 4 milhões de pessoas com TEA, no Brasil. Os dados corroboram com a pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ao mostrar que existe 1 a cada 36 pessoas com TEA, nos Estados Unidos.

Pela primeira vez, na sua história, em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) adicionou no seu questionário perguntas sobre o autismo. Um importante passo para conhecermos ainda melhor as pessoas com espectro do autismo.

A ULE realiza diversas atividades para esse público, e conta com o projeto TEA2 (Transformando Esporte em Amor) com atividades esportivas voltadas às crianças e jovens com TEA e síndromes. As aulas de basquete, futebol e tênis auxiliam no desenvolvimento dos alunos com TEA, por meio do método PULE, criado pela ULE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *