Futebol Arte anos 70-80-90

selecao do tele

Futebol Arte

A ONG Universidade Livre Do Esporte do Paraná criou uma página na plataforma Facebook com o intuito de homenagear todo este contexto esportivo que permeou o nosso país convidando amantes desta época a participarem da Página FUTEBOL ANOS 70-80-90.
São postados vídeos e lembranças diariamente das Copas vencidas pela nossa seleção até os dias de hoje, despertando a emoção e o engajamento dos participantes. O quadro mais participativo é o Chiques e Famosos onde a ONG Universidade Livre Do Esporte escolhe todos os dias times do nosso quadro nacional futebolístico com 8 personagens, sendo possível configurar nesta lista ex-jogadores, mascotes, dirigentes, técnicos, torcedores e quaisquer lembranças que surja na mente dos torcedores e que tenha sintonia com os clubes citados no momento.

A Universidade Livre Do Esporte, é uma entidade voltada a inclusão através do esporte, apresentando em seu quadro de diretoria torcedores e admiradores do Futebol Brasileiro das últimas décadas do século XX. Apesar do Futebol ter sido inventado por europeus a modalidade foi muito bem aceita pela nossa civilização, permitindo aos praticantes demonstrarem suas habilidades pessoais, pois combina forca física com a ginga tradicional dos brasileiros e estimula o raciocínio obrigando os praticantes a tomarem decisões rápidas sobre o que fazerem com a bola nos pés durante uma batalha, num dado momento decisivo da partida em que a bola recai as suas responsabilidades.

Sendo uma Ong preocupada com a convivência, a Universidade Livre Do Esporte Do Paraná vislumbra no Futebol uma oportunidade onde todos os esportistas, sejam estes jogadores, jornalistas, cronistas, amantes, e estudiosos criem laços entre si, percebam interesses em comum e colaborem entre si, pois vem a ser uma união de pessoas com credos, etnias, classes sociais, correntes políticas, sexo e faixas etárias, que se encontram em virtude de uma brasilidade que move uma nação.

Ao longo das últimas cinco décadas do século passado o Futebol Brasileiro apresentou seu ponto de pico, venceu quatro Copas Do Mundo com jogadores habilidosos, grandes disposições táticas, espíritos coletivos de equipe e união nacional em torno da seleção. A seleção brasileira de 70 vencedora da Copa no México é considerada a melhor de todos os tempos a nível de Brasil e de Copa Do Mundo. Com um time base montado por João Saldanha e comandado por Zagallo a seleção apresentou uma curva de ascensão ao longo da competição superando adversários também campeões mundiais como Uruguai, Inglaterra e Itália.

Pelé
Este grande time era comandado em campo por Carlos Alberto, o capitão, e um ataque fulminante com Rivellino, Jairzinho, Pelé e Tostão. Na avaliação da ONG Universidade Livre Do Esporte a melhor seleção em Copas Do Mundo de todos os tempos. Cabe mencionar também a qualidade dos times nacionais na década com destaques para o Internacional, três vezes campeão na década, a máquina tricolor de 75, o Cruzeiro de Minas Gerais com belas campanhas na Libertadores da América e o Guarani de Campinas campeão nacional de 78.

Tendo em vista as habilidades individuais dos jogadores nacionais, as táticas utilizadas pelos treinadores na maioria das jornadas era o 4-3-3. Contavam também com os pontas habilidosos que driblavam, cruzavam, cobravam faltas e escanteios, tornando o espetáculo uma obra de arte do esporte, bem como uma constante preocupação para adversários internacionais quase sempre barrando nossos jogadores com faltas perigosas.

Os técnicos nacionais que se destacaram nesta década foram Rubens Minelli, Osvaldo Brandão, Claudio Coutinho, Zagalo, Carlos Alberto Parreira, Carlos Alberto Silva, Ênio Andrade, entre outros acima da média neste período mágico do nosso futebol. O legado deixado por grandes jogadores e seleções jamais será abandonado, o espírito de união entre nações que sempre moveu as Copas do Mundo servirá sempre como exemplo para esportistas e competições envolvendo todas as modalidades esportivas, bem como os valores antigos do esporte nacional e internacional sempre estarão presentes nos corações dos brasileiros e esportistas no mundo inteiro.

Com a finalidade de enaltecer o vasto Mundo do Futebol e também servir de web encontro da turma apaixonada pelo tema que criamos o grupo na plataforma do Facebook ¨Futebol Anos 70-80-90¨ .

Sidney Morgenstern
Diretor da Universidade do Esporte
Pesquisador e apaixonado por Futebol

Participe do nosso grupo no Facebook clicando aqui

Apoio a Taça Das Favelas:

Na primeira edição da Taça Das Favelas a UE patrocinou o evento inclusivo considerado um dos maiores no país focado na descoberta de talentos no Futebol.

Em 2018 a Universidade Do Esporte teve a honra em patrocinar a Taça Das Favelas, a maior competição inclusiva de Futebol de campo no Brasil. Sendo criada pela Cufa , entidade focada nas comunidades periféricas a competição se realiza no país todo e apoiada por grandes veículos de comunicação, mostrando a importância do esporte na formação de cidadãos e na personalidade de nossos jovens.

Projeto Taça das Favelas