Tênis Inclusivo

Tênis Inclusivo:

O Tênis Inclusivo é uma modalidade desenvolvida pela ONG Universidade Livre Do Esporte Do Paraná, onde tenistas andantes formam duplas com cadeirantes promovendo-se jogos emocionantes onde a competição saudável e o objetivo fundamental nos torneios realizados.

A idéia surgiu na Associação viking no lançamento do Projeto Tênis Sobre Cadeiras De Rodas, sendo constatado que gestores da entidade formavam duplas com cadeirantes de maneira descontraída e interessante aos olhares de quem observava.

Vislumbrou-se então o Tênis Inclusivo, algo inovador e objeto de motivação para os tenistas cadeirantes. Com a idéia já formalizada desenvolveram-se regras específicas para a nova modalidade que surgia.

 

Tênis Inclusivo

A idéia ganhou proporções importantes nas quadras dos clubes sociais de Curitiba, sendo o Santa Mônica Clube De Campo o primeiro clube a ceder espaços físicos e bons tenistas que formaram as duplas, logo obtivemos uma repercussão positiva nas mídias locais e nacionais.

O Tênis Inclusivo nasce para mostrar que a inclusão social e a convivência através do esporte são possíveis e fundamentais para a formação de uma sociedade saudável e inclusiva, preocupada com a qualidade de vida das futuras gerações. Acreditamos muito que essa modalidade vá crescer e se desenvolver muito.

Tênis Em cadeiras de Rodas:

A modalidade foi criada em 1976 quando Jeff Minnebraker e Brad Parks, criaram as primeiras cadeiras de rodas.
Em 1988 foi criada a ITF Federação Internacional de tênis em cadeiras de rodas, em 1991 foi incorporada a ITF, no Brasil a coordenação está a cargo do CBT Brasil.

Para competir no tênis em cadeira de rodas, o único requisito é que o atleta tenha sido diagnosticado com uma deficiência relacionada a locomoção, ou seja deve ter perda funcional significante de uma ou mais partes externas do corpo.

Se o atleta não for capaz de participar de competições no tênis convencional; estará credenciado a jogar na cadeira de rodas. A Universidade do esporte, iniciou com a prática do tênis em cadeira de rodas em 2019.

Qual o perfil dos atletas da Universidade do Esporte:

– Faixa etária: dos 18-45 anos
– 100% Homens
– 90% lesão medular e 10% amputado.
– 65% sequela de acidente de trânsito, 30% sequela de acidente com arma de fogo e 5% vitima de queda.

A partir da prática da tênis em cadeira de rodas, foi criada pela Universidade Livre do Esporte do Paraná a modalidade Tênis Inclusivo, onde joga em dupla um atleta cadeirante com um andante.

Benefícios para os praticantes de tênis em cadeira de rodas

  • Reabilitação física, psicológica e social
  • Ganho de autoconfiança
  • Ganho de independência nas atividades diárias
  • Criação de amizades
  • Melhora no bem-estar e na qualidade de vida
  • Prevenção de doenças
  • Prevenção de ansiedade e depressão
Tênis Em cadeiras de Rodas:

Seja um doador

Um pequeno gesto pode mudar o mundo de alguém. Faça um doação e contribua com nossa ONG.